Grupo de Cantares "Os Trovadores"


Introdução

O projecto "Os Trovadores" consiste na implementação de aulas de grupo de expressão musical que vai proporcionar aos utentes do Lar Quinta do Trovador o encontro com a cultura popular portuguesa, através do canto e uso de instrumentos tradicionais.

O projecto pretende contribuir para a manutenção das suas funções cognitivas, melhoria da motricidade e integração social.

Objectivos
  • promover a estimulação cognitiva
  • promover a estimulação da fala/ audição
  • melhorar a motricidade, equilíbrio e marcha
  • aumentar a integração na sociedade
  • combater o isolamento social
  • valorizar o seu papel na sociedade
Grupo de Cantares "Os Trovadores"

Estimulação cognitiva

O som melódico dos instrumentos, o seu ritmo e o facto de cantar músicas populares vai permitir que os utentes sejam estimulados aos mais variados níveis. 

Assim os ensaios e os espectáculos serão momentos de aquisição de novas competências, onde a percepção, concentração, memória, juízo, pensamento e linguagem estão em permanente estimulo/ desafio.

Percussão

O ritmo, o timbre e os movimentos necessários para produzir este tipo de som ajudam a estimular os utentes e mantê-los activos de forma estimulante e apelativa. A percussão vai desempenhar um papel importante na ligação entre o movimento/ coordenação motora e a linguagem e memória, quando conciliada com as letras das músicas.

Inclusão social

O projecto "Os Trovadores" tem como um dos objectivos proporcionar o mesmo tipo de oportunidades aos utentes da ERPI de acesso ao grupo e aos instrumentos musicais. Os ensaios e a troca de experiências vão estimular um espírito de grupo, de pertença a uma equipa que terá como auge a actuação em festas e romarias concluindo assim a grande meta do projecto - incluir o grupo na sociedade local.

Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais desempenham um papel importante no estímulo cognitivo. O seu timbre, altura, vibração, ritmo, relações tonais e melodia permitem desenvolver a motricidade fina, produzir sons, identificar nomes de instrumentos e promover a interacção entre os elementos do grupo.

Pandeiretas, castanholas, reco-reco, ferrinhos, triângulos, maracas, pratos, chocalhos, sinos, lixas, cocos, guizos, clavas, entre outros
Grupo de Cantares "Os Trovadores"

Os instrumentos de percussão seleccionados tiveram em consideração a sua melodia, a facilidade em produzir som, o tipo de movimentos necessários para os manusear, critérios terapêuticos e a sua popularidade.

Apitos, flautas, kazoo, canto, entre outros

Os instrumentos de sopro seleccionados tiveram, em consideração a sua facilidade em produzir som, a melodia, popularidade e os critérios terapêuticos de alguns utentes - terapia respiratória/ cinesiterapia.

Critérios Terapêuticos

Patologias vrs Escolha de instrumentos

A adaptação dos instrumentos às diversas situações clínicas é vital para se conseguir a melhor estimulação psicomotora do utente.

A estimulação adaptada a cada patologia é um dos factores para atingirmos maior autonomia e satisfação dos utentes.

Na ERPI temos utentes com as mais diversas patologias, AVC, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, outras demências, depressão, isolamento social, entre outras.
  1. Utentes com AVC – a escolha deve recair em instrumentos que favoreçam os movimentos de ambos os membros, de forma rítmica, como as pandeiretas, reco-reco, castanholas, guizos, maracas, entre outros;
  2. Utentes com Doença de Parkinson – a escolha deve recair em instrumentos que estimulem a motricidade fina, como flautas, ferrinhos, entre outros;
  3. Utentes com demência – a escolha deve recair em instrumentos com timbre mais suave e no canto;
  4. Utentes com depressão - a escolha deve recair em instrumentos mais sonoros e com timbre mais harmonioso;
  5. Utente com indicação para cinesiterapia respiratória - a escolha deve recair nos instrumentos de sopro e no canto.

As músicas

As músicas seleccionadas pertencem ao cancioneiro popular português

A escolha das músicas foi realizada pela equipa de animação sócio cultural da ERPI, tendo sido seleccionadas músicas populares do nosso imaginário infantil.
Grupo de Cantares "Os Trovadores"

Lista de músicas do repertório para o biénio 2019/2020:
  • Ai ó Manel
  • A folha da macieira
  • Dobadoira
  • Alargai-vos raparigas
  • Estas é que são as saias
  • Fado
  • Limão
  • Ladrão do meio
  • Margarida Moleira
  • Louça da cantareira
  • Ó Rosa, ó linda Rosa
  • Prima
  • O Talo da Vide chora
  • Maneio
  • Mulher Gorda
  • Malhão

Os ensaios

Os ensaios decorrem na sala de actividades da ERPI Lar Quinta do Trovador.

Os ensaios do grupo "Os Trovadores" serão importantes para criar uma dinâmica de grupo, de pertença a um grupo que vai ajudar quer a sua integração na ERPI e à sua exposição nos espectáculos.

Os ensaios decorrem duas vezes por semana, às terças e sexta-sextas, das 10 às 11 horas.

O grupo

O grupo é constituído por todos os utentes residentes na ERPI Lar Quinta do Trovador.

O grupo terá a denominação grupo de cantares "Os Trovadores" numa alusão ao nome da ERPI e a um painel de azulejos existente na instituição.

O grupo "Os Trovadores" será constituído por todos os utentes residentes na ERPI, estando definido que o principal critério para atribuição dos instrumentos o critério clínico, embora seja um dos objectivos proporcionar uma rotação dos diversos papeis no seio do grupo.
Grupo de Cantares "Os Trovadores"

O grupo nas actuações veste roupa tradicional portuguesa onde imperam os trajes antigos de lavadeiras, pastores, camponeses, entre outros.

As actuações

As actuações para o grupo são decididas em equipa tendo em consideração algumas premissas, como a evolução do grupo, o reportório, os ensaios, entre outros aspectos.

Conclusão

O inicio do projecto "Os Trovadores" que ocorreu em março de 2019 foi um dos maiores desafios para o grupo de utentes da ERPI Lar Quinta do Trovador, os primeiros espectáculos estão agendados para novembro e dezembro de 2019.

As actuações são encaradas como uma meta a atingir depois de semanas de ensaios e descobertas.

A interacção social e a redefinição do seu papel na sociedade será o passo seguinte deste grupo que entretanto passou a ser a família dos trovadores.